Terapia por Ondas de Choque é um tratamento amplamente utilizado na Fisioterapia. Método não invasivo e não cirúrgico, utiliza ondas de choque para a reabilitação de diversas lesões ortopédicas e esportivas, as chamadas lesões músculo-esqueléticas.
As Ondas de Choque são ondas mecânicas e acústicas (sonoras) de alta intensidade, que transportam alta energia para os tecidos corporais (músculos, ligamentos, tendões e ossos) acelerando seu processo de reparação tecidual, cicatrização, diminuição da dor e cura.
As Ondas de Choque penetram no tecido lesionado e provocam um efeito chamado de cavitação, no qual pequenas bolhas irão se romper, liberando substâncias químicas e anti-inflamatórias na área lesionada, estimulando assim o aumento da microcirculação. Com isso, há o aumento da nutrição da área lesionada, reduzindo a dor, diminuindo a inflamação e acelerando a cicatrização da lesão.
Os efeitos biológicos fazem com que a Terapia por Ondas de Choque seja indicada em casos crônicos, especialmente em pacientes que não tiveram sucesso com outros tratamentos.
A Terapia por Ondas de Choque associado ao tratamento de Fisioterapia é indicado para diversas lesões esportivas e ortopédicas, entre elas: